Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Convertendo um arquivo .SVG em .Studio com a Licença SS (Silhouette Studio - Free) a e SSD (Silhouette Studio Designer Edition - Paga)

 
 Olá Meninas, tudo bem?

É possivel converter o arquivo svg com a licença básica, aquela que baixamos no site da Silhouette America, porém ela um pouco de trabalho. O que devemos entender é que qualquer imagem que esteja salva na extensão dos arquivos que o Studio abre, conseguimos abrir dentro do programa e trabalhar com ela.

Extensões: .studio / .gsd / .dxf / .svg  o programa reconhece as linhas como corte, basta você ir na tesourinha e pedir para habilitar o corte e prontinho, está feita a conversão. Onde temos o vinco por exemplo de caixinhas ou qualquer outro arquivo que é em 3d, basta desagruparmos a imagema após convertida e pontilhar cada uma das linhas com a ferramenta de Estilo de Linha.

Extensões: .png / .jpeg / .bmp / .gif são arquivos de imagens, podemos tanto abrir no Studio para apenas imprimir como também imprimir e cortar, utilizando o famoso recurso "Print & Cut". Para imprimir e cortar é necessário fazer o rastreio dessa imagem e habilitar as marcas de registro.

Extensão: .tiff são as fontes que baixamos e instalamos no micro/notebook, as mesmas que utilizamos para escrever um texto no Word por exemplo. Dica: se você estiver instalando a fonte com o Studio aberto, ele não irá reconhecer essa fonte de imediato, basta fechar o Studio e abri-lo novamente após a instalação, e a sua fonte estará aparecendo já no programa.

Vamos ao PAP de hoje onde vou ensinar converter arquivo .SVG para .STUDIO com a Licença SS (Silhouette Studio - Free) e com a licença SSD (Silhouette Studio Designer Edition - Paga).

Bom divertimento!!!

Convertendo um arquivo .SVG em .Studio com a Licença SS (Silhouette Studio - FREE)
Crédito do arquivo utilizado: http://www.sherykdesigns-blog.com/


Senha Link para download do arquivo: sherykdesigns.com
 
1) Você irá clicar no arquivo SVG duas vezes para ele abrir no seu micro. Ele irá abrir num link de internet como mostra a imagem abaixo:
 
 
2) Clique com o botão direito do mouse em cima da imagem e escolha a opção "salvar imagem como" conforme mostro abaixo:
 
 
3) Escolha a extensão do arquivo .png, escolha o destino onde quer salvar a imagem e clique em Salvar:
 
 
Obs.: eu salvei o meu arquivo na Área de Trabalho, mas você pode criar uma pasta e ir salvando dentra delas os arquivos, fica a critério de cada um.
 
4)  Vamos abrir o Studio e clicar em Abrir para abrir a imagem dentro do programa. O Studio abre arquivos na extensão PNG e por isso salvamos com essa extensão a imagem:
 
 
Obs.: não esqueça de pedir para exibir "All Files" no campo "Tipo" para que possa aparecer o arquivo que salvamos em PNG.
 
5) Se você fez tudo certinho até aqui, a imagem após aberta no Studio deverá aparecer como mostra abaixo:
 
Dica: você pode diminuir a imagem toda para caber dentro da área de trabalho arrastando pelos quadradinhos da diagonal que aparecem quando a imagem esta selecionada:
 
 
6) Iremos fazer agora o Rastreio dessa imagem para que possamos transformá-la em arquivo de corte e posteriormente corta-la na Silhouette:
 
a) Clique na janela de Rastrear conforme mostra a imagem abaixo:
 
 
b) Feito isso, coloque o mouse na área de trabalho e note que ele virou um sinal de + , arraste selecionando a imagem como mostro abaixo:
 
 
Obs.: notem que a imagem ficou com umas bordas amarelas em volta.
 
c) Você irá agora para a parte de Configuração de Rastreamento e irá tirar a seleção do "Filtro Alta Frequência" e em seguida irá aumentar o "Limiar" até preencher a imagem de amarelo como mostro abaixo:

d) Feito isso, você irá clicar no botão "Rastrear":
 
 
e) Arraste a imagem para o lado e verá que o corte foi feito e está em destaque com a cor vermelha:
 

 
7) Agora vamos desagrupar esse cortes para que você possa cortá-los separados se preferir:

 
a) Arraste a imagem preta para a área cinza ou delete ela como preferir e em seguida clique com o botão direito do mouse em cima do arquivo de corte (vermelho) e escolha a opção "Liberar Caminho Composto":
 
b) Feito isso, você pode clicar nos arquivos que eles estarão separados e movê-los posicionando na área de corte ou fora (parte cinza):
 
 
c) Agora a Princesa e a Carruagem se você for arrastar verá que as partes vazdas do arquivo estarão desagrupadas também. Nesse caso, basta você selecionar os dois arquivos como mostro abaixo, clicar com o botão direito em cima da imagem e escolher "Agrupar":
 
 
Obs.: vejam que no caso da Princesa ela tinha mais de duas partes que foram marcadas quando selecionei para agrupar.
 
d) O mesmo é fieto com a Carruagem e ela tinha 12 partes:
 
 
e) Observem que ficou um pontinho vermelho próximo a Carruagem, isso é lixo, basta você selecionar e clicar no DELETE do teclado:
 
 
8) Prontinho! Todos os arquivos rastreados para corte e separados para serem usados da forma como preferir:
 
 
Se quiserem cortar apenas a Princesa, arrastem todos os outros arquivos para a parte cinza. Tudo o que fica fora da Área de Trabalho, não corta.
 
DICA EXTRA de como selecionar para pegar todas as partes do arquivo e agrupar:
 
a) Primeiro clique na imagem e veja a área que ficou selecionada:
 
 
b) Para pegar todos os arquivos no caso da Princesa, você pode selecionar com mouse +/- na mesma altura em que começa o arquivo e vai até +/- onde ele termina, assim você consegue selecionar tudo o que faz parta dessa imagem, daí clica com o botão direito em cima depois de tudo selecionado e escolha "Agrupar":
 
 
Convertendo um arquivo .SVG em .Studio com a Licença SSD (Silhouette Studio Designer Edition- PAGA)

 
Para converter o arquivo em .SVG para .Studio com o SSD, basta você abrir o arquivo SVG direto no Studio, selecioná-lo, clicar na Tesourinha e escolher entre as opções "Cortar Borda" e/ou "Cortar" e depois seguir o PAP à partir do item 7 acima:
 
 
Lembrem-se: sempre que a REGRA para rastrear um arquivo é observar a cor amarela que vai preenchendo a imagem. No caso dos PAP's acima, não utilizei o "Rastrear Borda Externa" pq a imagem continha partes vazadas que eu quis preservar para na hora de cortar, elas sairem vazadas.
 
Caso queiram apenas a silhoueta dessas imagens (sem o vazado), basta fazer o mesmo processo e escolher "Rastrear Borda Externa" que você terá apenas a silhoueta dessas imagens.
 
Arquivo em vetor e que tenham sempre as linhas acabadas em perfeito estado, são muito mais fáceis para conseguir um efeito 100% legal.
 
Beijosss!!!
 
 
Esse PAP foi desenvolvido por Janaina Miranda e fica de inteira responsabilidade do usuário o seu manuseio. Lembrando que é proibido divulgar em qualquer tipo de rede social, blog, página, fóruns, compartilhar com terceiros, etc, sem cita a fonte do mesmo. Para maiores informações/solicitações, favor entrar em contato através do e-mail: janaina@memoriaseternas.com.br. Obrigada e bom trabalho!!!





14 comentários:

  1. Obrigada pela generosidade, não tenho, mas continuo sonhando com ela, rs rs rs, Xero minha Flor.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o PAP, achei útil. E o mais legal é que temos as imagens, podemos baixá-las e usá-las, não fica só na demonstração. As dicas também foram de valiosas.
    Beijos e obrigada.
    Queila

    ResponderExcluir
  3. Amei as dicas, Jana !!!

    OBRIGADA>

    Beijosssssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Janna, obrigada pelo Pap. De fácil compreensão e muito útil. Adorei! bjs

    ResponderExcluir
  5. Ola!
    EStou tentando realizaar esse procedimento como vc ensinou, mas na hora em que eu vou salvar como, nao aparece a alternativa de salvar em PNG, a unica alternativa que da e de salvar em graficos vetoriais ou seja em SVG. Nao sei o que fazer. Vc pode me ajudar?
    Ficarei muito grata DAiany

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daiany,

      me passe o link do SVG que vc esta tentando salvar para eu ver quais as opções que ele abre para mim. Esse procedimento serve para quando estamos salvando um SVG que esta na internet ou quando o SVG esta salvo como link de internet (o icone dele aparece como se fosse um link de internet com o simbolo do "e" da internet mesmo). Se vc já tem o arquivo fisico em SVG no seu micro salvo, vc pode tentar abrir esse SVG nos seguintes programas:
      Adobe Illustrator
      Corel Draw
      GIMP (Software Livre)
      Inkscape (Software Livre)
      Xara (Software Livre)
      Microsoft Visio 2003

      Beijosss,

      Janna

      Excluir
    2. aqui esta o link http://svgcuts.com/blog/2013/01/08/free-svg-file-01-08-13-cupid-cutie/
      DAiany

      Excluir
  6. Os arquivos foram retirados da pagina svgcuts.com, e salvos em meus documentos, eles vieram em forma zipada, mas ja extrai eles para uma pasta de arquivos em forma de internet explorer. Abro o arquivo pelo internet explorer, mas na hora de salvar como nao aparece outra opcao de salvar, a nao ser salvar em modo SVG.
    Obrigado
    Daiany

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daiany aqui deu certo,

      quando vc clica em SALVAR COMO ele abre uma telinha para vc escolher onde quer salvar. Aparece o NOME: e TIPO: (onde aparece a extensão SVG) clique na setinha que aparece ao lado na guia TIPO para ele expandir as outras extensões que vc pode salvar, dai vai aparecer PNG e BMP. Sempre salvo os meus em PNG. Se ainda assim não conseguir fazer, me mande seu e-mail que lhe envio o print da minha tela. Beijosss!!!

      Excluir
  7. Janna,
    Excelente pap...porém tenho uma dúvida, vê se pode me ajudar...
    Sempre compro ou faço meus projetos, porém estou rastreando um molde de regador (http://3.bp.blogspot.com/-GTXHgrHIPpU/Tp3ITjfRn8I/AAAAAAAAKmc/lsNBtwLz7y8/s1600/molde+regador.jpg) , a questão é que nas dobras/vicos esse molde não tem linhas pontilhadas, como faço para alterar?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, boa tarde!

      Fico feliz que tenha gostado do PAP.
      No molde do regador, nas linhas internas você pode desenha-las com a ferramenta de linha e depois pontilha-las em Estilo de Linha, é assim que criamos vinco ;o)

      Beijosss!!!

      Excluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol,

      respondi no seu blog, sem querer cliquei no botão para excluir o seu comentário ao invés de responder!!!

      Beijos e obrigada pela sua visita!!!

      Excluir
  9. Olá Janaina eu só tenho a minha Silhouette à uns dias, então ainda estou aprender, este seu tutorial ajudou-me imenso nas dúvidas que tinha, muito, muito obrigada por partilhar *-*

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita!!! Amei!!!