Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de março de 2013

Backup da Biblioteca do Studio

Olá Meninas!

Depois de muitos pedidos sobre o Backup da Biblioteca, resolvi criar o post ensinando a fazer. Demorei um pouco pela falta de tempo que ultimamente é minha companheira inseparável e também pq enviei o PAP para a Silhouette America pedindo autorização para postar e queria ter um OK deles para depois não ter surpresas desagradáveis, nada como nos certificar antes.

Aprendi a fazer o backup da biblioteca com o meu marido (Analista de Sistemas) e com uma amiga muito querida Andréa, então os créditos desse PAP são exclusivamente à eles. Nem tudo eu aprendo sozinha, apesar de ser autodidata e sempre tentar fazer as coisas sozinhas, em último caso peço ou procuro um HELP...rsrsrsrs

Eu trabalho com um notebook em casa e um destkop no escritório. Então EU defini qual seria o micro que eu iria comprar os arquivos que no meu caso foi o notebook (Matriz) e então faço o backup da biblioteca sempre que compro bastante arquivos nele e substituo no desktop do escritório (Filial) por completo. Os dois ficam identicos e posso trabalhar igualmente em um e em outro.
Compras somente no Notebook (Matriz) e substituição dos arquivos no outro micro (Filial).

O meu PAP foi feito para sistema operacional Windows 7 32-Bits:

1) Primeira coisa a fazer é verificar se as pastas do windows estão configuradas para serem exibidas, mesmo as que são ocultas. Você clica em "Meu Computador", abre o C:\ e clica Organizar e depois em Opções de Pasta e Pesquisa como mostro abaixo:

 
 
2) Abrirá a tela de Opções de Pasta. Clique na aba "Modo de Exibição", deslize a barra lateral até encontrar a opção "Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas" e selecione ela e em seguida clique em OK:
 

3) Feito essa configuração inicial, a pasta ProgramData que antes não era exibida passará a aparecer no C:\ e notem que sua pastinha estará um pouco mais clarinha, como se estivesse transparente:


4) Dê um duplo clique na pasta ProgramData e selecione a pasta com.aspexsoftware.Silhouette_Studio.8, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção copiar (ou segurando a tecla ctrl + c para copiar) e cole na unidade do pen drive onde você irá salvar para depois levar para o outro equipamento:


Obs.: feito isso você poderá agora levar a sua pasta (Biblioteca) para o seu outro equipamento e substituir ela no mesmo caminho correspondente para cada versão de Windows (veja no final do PAP os outros caminhos).

5) É comum muitas vezes, ao você abrir o Studio no equipamento onde você acabou de substituir a pasta e os arquivos não aparecerem. Caso isso aconteça, basta abrir o Studio, ir em Arquivos>>>Preferências>>>Avançadas>>>Reindexar Minha Biblioteca:

 
Pronto! Seus arquivos estarão aparecendo lindos, perfeitos e identicos ao outro computador!!!
 
6) Caso algo dê errado quando vocês forem levar o arquivo da biblioteca copiado do micro MATRIZ no pen drive para o outro equipamento micro FILIAL, não entre em pânico. Basta você ir em Arquivos>>>Preferências>>>Avançadas>>>Zerar Biblioteca. Isso irá zerar todos os seus arquivos do micro filial e você poderá recomeçar a substituição da pasta:
 
 
ATENÇÃO: só zerem a biblioteca no micro (Filial) onde você estará fazendo a substituição dos arquivos e nunca no micro (Matriz) de onde você copiou os arquivos para o pend divre. Lembram no inicio do post que falo como EU faço com relação a me organizar com os micros (Matriz e Filial)? Pois bem, fiquem sempre muito atentas.
 
Meninas é muito importante que vocês sigam corretamente os passos descritos no PAP, se algo der errado, é de inteira responsabilidade de quem está fazendo o backup, eu não posso e não tenho como me resposabilizar. Eu faço dessa forma descrita acima e não tenho problemas, funciona corretamente comigo, meu sistema operacional é o Windows 7 32-bits.
 
Dica: para quem tem a licença extendida paga do Studio SSD (Silhouette Studio Designer Edition) e quer utilizar a licença em mais de um computador, basta copiar a pasta  com.aspexsoftware.Silhouette_Studio.license que você encontra no mesmo caminho da pasta da Biblioteca e substituir no micro onde você queira abri-lá e o SSD estará funcionando lá também.

Segue abaixo os caminhos para as outras versões do Windows e MAC que busquei na internet e descobri nesse site Silhouette Cuts. O processo de substituição é o mesmo descrito acima, só muda o caminho onde está salva a sua biblioteca em cada sistema operacional. Se você tem um micro com sistema operacional Windows XP e um com Windows 7, basta ir nos caminhos especificos de cada um e copiar e substituir, cada qual no seu caminho. Segundo as informações que busquei no site Silhouette Cuts, funcionam normalmente. Não posso confirmar para vocês se dá certo, pois não tenho como testar. Siga corretamente os passos e preste muita atenção ao fazer esse procedimento. Segue os caminhos:

Windows XP:
C:\Documents and Settings\All Users\ApplicationData\com.aspexsoftware.Silhouette_Studio.8

Windows Vista:
C:\Program Files\Silhouette Studio\Resources\Resources\com.aspexsoftware.Silhouette_Studio.8

Vista revised:
C:\ProgramData\com.aspexsoftware.Silhouette_Studio.8

Vista 64-bit:
C:\Program Files (x86)\SilhouetteStudio\Resources\Resources\com.aspexsoftware.Silhouette_Studio.8

Vista 64-bit revised:
C:\ProgramData\com.aspexsoftware.Silhouette_Studio.8

Windows 7 64-bit:
C:\ProgramData\com.aspexsoftware.Silhouette_Studio.8 (see the update note below)

Mac:
Macintosh HD > Library > Application Support > com.aspexsoftware.Silhouette_Studio.8


Para verificar se o seu Windows é 32-Bits ou 64-Bits basta clicar com o botão direito do mouse em cima de "Meu Computador" e em seguida clicar em Propriedades que irá abrir uma tela com o resumo do que é o seu equipamento contendo informações de versão do sistema operacional, processador, memória, etc. Essa verificação é padrão para qualquer sistema operacional Windows, o que vai diferenciar é apenas tela de exibição contendo as informações:




Espero que tenha sido de grande ajuda!!!

Beijosss!!!

6 comentários:

  1. Nossaaaa você salvou minha vida com esse post! muito obrigada... acabei de formatar meu micro e consegui recuperar tooodos os meu projetos da biblioteca com sua grande ajuda!

    ResponderExcluir
  2. Olá Jana!
    Já fiz o bachup e já colei na pasta correta. Só não estou consegindo visualizar a opção Preferências que fica dentro de Arquivo no programa Silhouette.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita!!! Amei!!!